QUANTO GANHA UM ROTEIRISTA?

Quanto ganha um roteirista? Será que dá para viver de roteiro no Brasil? Se você não sabe quanto ganha um roteirista e quer começar a trabalhar na área ou se você já é um roteirista que trabalha na área e não tem certeza se seu salário é compatível com o mercado, este artigo é para você. Aliás, este artigo também serve para outros profissionais de audiovisual, para que eles entendam o valor do trabalho de um roteirista e não façam propostas muito fora da realidade. E quanto ganha um roteirista, afinal? É claro que não existe uma resposta única, vai depender do tipo de trabalho que ele realiza.
Infelizmente, a profissão de roteirista não é regulamentada. Não existe um sindicato que possa defender seus direitos. Mas existem associações sérias, que tentam proteger e defender a classe. E uma dessas associações é a ABRA, Associação Brasileira de Autores Roteiristas, que tem como objetivo representar, exercer e defender os direitos dos autores de roteiro e de argumentos, em obras audiovisuais de qualquer natureza. Não só na televisão ou no cinema, mas em qualquer meio que precise de um roteirista.
Uma das áreas de atuação da ABRA é a de fazer melhorias salariais, bem como das condições de trabalho e das vantagens que podem ser asseguradas ao roteirista, inclusive com a fixação de um piso salarial da categoria. E isso é de suma importância em defesa da classe. Se você, roteirista, cobra muito barato pelo seu trabalho, você pode estar sendo explorado sem saber ou, no mínimo, você está enfraquecendo a sua própria categoria. Sem o reconhecimento da classe pelo Estado, a única forma que os roteiristas têm para se defender é através da união.
Há anos a ABRA vem fazendo um levantamento de quanto ganha um roteirista pelo Brasil, em suas diversas áreas de atuação. Através de um grupo de trabalho muito sério, com profissionais extremamente competentes, a ABRA realizou em 2021 uma pesquisa com mais de 200 roteiristas no Brasil inteiro. E nós a disponibilizamos aqui para você consultar a hora que precisar. Mas não deixe de acessar o site da ABRA. Lá você pode aprender a lutar pelos seus direitos. Eles orientam como exigir seus créditos, por exemplo, numa obra audiovisual, e disponibilizam até o código de ética dos roteiristas. Vale a pena conferir.

Posts recentes

COMO ESCREVER ARCO DE PERSONAGEM

Você já sabe que conflitos são o combustível de uma boa história. Quanto maior for o obstáculo que o personagem precisa enfrentar e quanto maior

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Eu sou Claudio Formiga!

Nascido no Rio de Janeiro, me graduei em Comunicação pela UFRJ. Comecei minha carreira de roteirista ainda na primeira geração na internet, escrevendo em sites de humor e televisão.

Eu sou Claudio Formiga!

Nascido no Rio de Janeiro, me graduei em Comunicação pela UFRJ. Comecei minha carreira de roteirista ainda na primeira geração na internet, escrevendo em sites de humor e televisão.