Confira 4 + 1 dicas desse gênio do Cinema
Tarantino não é só um dos diretores mais queridinhos do público e da crítica. Ele é um roteirista talentoso, que tem um método único de contar histórias fantásticas. E, para que você também possa contar histórias espetaculares, preparamos uma lista de dicas de ouro desse mestre do Cinema. Confira!
1) DOMINE O PRIMEIRO ATO
Você sabia que o primeiro tratamento do Tarantino não passa do primeiro ato? E isso faz muito sentido, afinal é exatamente no primeiro ato que a pergunta dramática da história é lançada. É lá também que a incompletude do personagem é mostrada e que as regras da história são estabelecidas. Um primeiro ato fraco dificilmente levará a audiência a assistir ao resto daquela história. Além disso, dominar o primeiro ato também faz com que você compreenda melhor os mecanismos dos atos seguintes.
2) ESCREVA O QUE VOCÊ SABE
Quantas vezes você já ouviu falar isso? Mas esse conselho é um dos mais incompreendidos pelos escritores. Escrever sobre o que você sabe não é escrever apenas sobre suas histórias pessoais. É sim pegar suas emoções, experiências, crenças e pontos de vista, e injetá-los na história que você decidiu escrever. Afinal, você não precisa escrever apenas o que experimentou na vida real. Se fosse assim, não teríamos os gêneros de fantasia, ficção científica, horror, e teríamos pouquíssima ação, concorda? Nada impede que você traga elementos da sua vida e aplique em todos os tipos de história. Não tenha medo de pegar suas vivências e emoções mais fortes, e jogá-las de verdade em seus roteiros. Dessa forma você certamente encontrará sua voz como escritor.
3) CRÍTICAS DE FILMES SÃO ALIADAS
Uma coisa que devemos lembrar sobre críticas de filmes é que elas não são verdades absolutas. São apenas a visão de uma determinada pessoa sobre uma determinada história. Claro que, nesse caso, essa pessoa tem uma vasta experiência em analisar filmes. O importante aqui não é você concordar ou discordar com a crítica em si, mas entender o ponto de vista de quem está falando. Isso é uma grande arma para você construir suas histórias. São ensinamentos que podem servir de lista para aumentar seu repertório. E, quanto mais repertório um escritor tiver, melhores histórias ele vai escrever. Não tenha dúvida disso. Portanto, leia e assista a muitas críticas, mesmo que você ainda não tenha visto os filmes. Escritor e roteirista não podem ter medo de spoiler. A ideia não é saber mais sobre os filmes, mas aprender sobre a mecânica do drama e, de quebra, aumentar seu repertório para as próximas histórias.
4) CONSTRUA PERSONAGENS PROFUNDOS
Tarantino estudou muito para ser ator e, como consequência disso, usa métodos de interpretação para construir seus personagens. O método mais usado por Tarantino foi criado por Constantin Stanislavski, que, de maneira muito resumida, inventou uma técnica imersiva de criar personagens. Mas, caso você não queira ou não tenha tempo para estudar técnicas de interpretação de atores, não tem problema. Que tal bater um papo com alguns amigos atores para entender qual é o processo que eles usam e tentar colocar isso dentro do seu método de criar personagens?
+1) CONTE O SIMPLES DE FORMA DIFERENTE
Conte histórias simples, mas de uma maneira totalmente nova. Você pode estar falando sobre um homem que esqueceu o relógio em casa ou sobre uma mulher que foi traída pelo namorado e amigos. Isso são coisas que acontecem na vida de pessoas comuns, mas nas histórias do Tarantino elas ganham uma proporção totalmente diferente. Uma das maneiras de inovar em histórias comuns é mudar o ponto de vista. Lembra de “Cães de Aluguel”? Um filme sobre um roubo, no qual não assistimos propriamente ao roubo, mas sim à preparação e às consequências desse roubo. Mudar o ponto de vista pode trazer um frescor novo não só na sua história, mas no gênero que você está escrevendo.