Se você se perde na hora de escrever uma história, precisa aprender a escrever uma escaleta de roteiro eficiente. Ela vai te poupar tempo, pois te ajudará a manter a integridade da sua história. Se você é novo nesse mundo da escrita criativa, talvez não saiba o que é uma escaleta. Escaleta é uma lista com o resumo sucinto do seu roteiro, cena a cena. Não existe uma formatação padrão. Mas nós separamos dois métodos rápidos, práticos e eficientes, que vamos te explicar com detalhes. Confira!
MODELO DE CARDS
Você com certeza já deve ter visto murais ou paredes todas recheadas de cartões. Esse método é muito utilizado por roteiristas americanos. Nos cartões estão contidas apenas as informações mais importantes de cada cena. No topo, colocamos o lugar onde a cena se passa. Já no corpo do cartão, vamos escrever o resumo do que acontece na cena. Só as coisas mais importantes, usando o menor número de palavras possível, pois a escaleta deve funcionar como uma leitura rápida da história.
O modelo de cards é muito eficiente para pessoas mais visuais ou para quando trabalhamos em equipe. Cards coloridos não são obrigatórios, mas ajudam muito. Podemos usar cores para determinar sequências de cenas diferentes, por exemplo. Ou linhas de tempo diferentes. Ou até mesmo utilizar uma cor diferente para cada um dos personagens. O importante é o que faz mais sentido para a sua história. Afinal, escaleta não tem formatação padrão. Você pode espalhar seus cartões sobre uma mesa ou grudá-los em um mural ou parede, de forma que possa mexer neles sempre que quiser, para fazer as alterações e os testes que julgar necessários.
MODELO FORMIGA
A grande dúvida da maioria dos roteiristas é: o que e como devo escrever na minha escaleta? Para isso, a gente desenvolveu o “modelo Formiga”, que você pode fazer no Word ou Excel mesmo, se preferir. No cabeçalho da sua escaleta, você vai escrever exatamente a mesma coisa que escreve no cabeçalho do seu roteiro. INT para cena interna, EXT para cena externa, além do lugar e do tempo em que se passa sua cena. Abaixo do cabeçalho, você vai colocar o protagonista, o objetivo dele nessa cena, o que se coloca entre ele e seu objetivo, e o resultado desse encontro. Veja o exemplo do filme “Bela Vingança”:
INT – chalé / noite.
Al Monroe quer continuar na festa, mas Cassandra e seus amigos o convencem a subir para o quarto.
Simples, rápido e eficiente.
QUAL É O MELHOR MÉTODO?
O melhor método é o que funciona para você e para a sua história. Experimente cada um deles. Utilize os cards, mas na hora de escrever as cenas, use o “método Formiga”. Faça uma combinação dos dois ou invente o seu próprio. O que importa é ser eficiente para você e para o seu roteiro.